Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Previsões sobre o nosso futuro comum

quinta-feira, janeiro 03, 2008 12:21:00 PM

É cientificamente evidente que a temperatura média global vai aumentar em 2008 por causa do excesso de emissões dos gases de efeito estufa. Como consequência, indicadores de cenários previstos para o fim do século poderão ser constatados neste ano que se inicia.

1 - O ritmo de fenômenos climáticos extremos aumentarão em todo o planeta (Berezuk, 2007). Tempestades de granizo, furacões, tornados, enchentes, ondas de calor, secas extremas e incêndios incontroláveis serão mais frequentes e mais severos que a média dos anos anteriores.

2 - A vegetação vai tentar continuar a sequestrar o carbono da atmosfera, como sempre fez desde que surgiu sobre o planeta, mas a devastação de extensas áreas por causa da mudança climática ou para a expansão das fronteiras agrícolas sobre áreas selvagens aumentará as emissões de metano por causa do decomposição da biomassa. Os oceanos ja não conseguem mais realizar este processo e, ao contrário, começarão à emitir o carbono armazenado durante milhares de anos (Veja post). Isto sinaliza a necessidade cada vez mais urgente de reflorestar, de estocar carbono em terra e de diminuir ao máximo as emissões geradas pelas atividades humanas.

3 - A biodiversidade vai continuar a diminuir. Tanto espécies do topo da cadeia alimentar, como o urso polar, quanto espécies da base, como micro-organismos oceânicos, aéreos e terrestres serão duramente afetadas. Espécies migratórias se adaptarão mais facilmente, estabelecendo-se nas regiões mais próximas da zona climática da estação, enquanto elas existirem, no entanto, muitas espécies sedentárias desaparecerão, acelerando a extinção em massa e transtornando irreversívelmente a complexa rede de interdependência ecossistêmica global.

4 - Com a diminuição da biodiversidade, algumas espécies se espalharão rapidamente ocupando o nicho de espécies extintas. Vetores de doenças tropicais e pragas agrícolas, favorecidos pela falta de predadores ou pela mudança climática, se alastrarão mais facilmente sobre áreas anteriormente protegidas pelas baixas temperaturas de inverno, compromentendo a saúde, a segurança alimentar e econômica de populações humanas.

5 - O nível do mar aumentará mais rápido do que nunca. A calota polar do Artico diminuirá à dimensões ainda menores que as previstas em 2007, o que aumentará a absorção da energia solar pelo oceano Artico, incrementando a evaporação e a temperatura do ar polar. Com o aquecimento do ar, as gigantescas geleiras da Groenlândia, do Alasca, do Canadá e da Sibéria se fundirão mais rapidamente, acelerando a subida do nível do mar que ameaça grande parte da populaçao humana em todo o mundo.

6 - As consequências econômicas e sociais são sombrias. As compensações oferecidas pela Bolsa do Carbono não serão suficientes para reparar os danos sofridos pelos países não emissores de CO2. (Relatório Stern) e mesmo os países ricos terão dificuldades para resolver seus próprios desastres. Os países pobres pagarão extremamente caro pelas emissões dos países ricos, tanto que algumas nações se tornarão totalmente inviáveis, seja pela fuga em massa em direção à países mais seguros, seja pelo estado de catástrofe permanente em que serão envolvidos, sem recursos locais ou ajuda externa para sobreviverem.

7 - Os países ricos continuarão à defender seu direito ao desenvolvimento em nome de um nível de vida "digno", mesmo insustentável, enquanto os países pobres se verão manipulados por dirigentes corruptos e empresários inescrupulosos visando sempre seu próprio interesse, contra toda e qualquer solidariedade e sustentabilidade.

8 - Ante tais cenários, a depressão, o sentimento de impotência e de isolamento somado à ingnorância dos indivíduos os levará à se organizarem em torno de religiões e seitas fundamentalistas. Estas encontrarão terreno fértil para se arrogarem como única esperança de salvação, propondo a obediência estrita à interpretações de suas verdades, exacerbando a oposição às outras, provocando guerras santas modernas e a resignação à catástrofe planetária como ao juízo final.

Marcadores: , , , ,

Comments:
Os problemas pessoais nos levarão à religião. Este é meu grande temor.
 
Postar um comentário

Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google