Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Oceanos perdem sua capacidade de absorver CO2

segunda-feira, outubro 22, 2007 5:11:00 PM


A notícia saiu na Radio-Canada com base num artigo publicado pela Universidade de East Anglia, cujo resumo para a imprensa pode ser lido aqui.
Já haviamos divulgado um artigo similar da mesma universidade que apontava a baixa de capacidade de absorção no oceano Austral. Agora o fenômeno foi confirmado desde o Atlântico Norte até as Antilhas.
Os oceanos povoados de microorganismos, que são a base da cadeia alimentar marinha, serviam como agente retardador do aumento da concentração de carbono na atmosfera desde o início da Revolução Industrial. A ação destes microorganismos equilibrava as emissões humanas e naturais, como as derivadas da produção agrícola ou de um vulcão, e regulava o aquecimento planetário. Com o desequilíbrio do ecossistema marinho e a diminuição da sua capacidade de absorver o gás carbônico presente na atmosfera, a concentração deste gás aumentará mais rapidamente que o previsto. A aceleração provocará um desequilíbrio ainda maior dos oceanos e uma diminuição da capacidade de regeneração de todo o ecossistema. É o que chamamos de efeito dominó, que ocorre após a ultrapassagem do limite de retorno, alertado desde 2000.
Não é possível prever em qual temperatura o clima irá se estabilisar, mas o IPCC, no capítulo 10 do Relatório 2007, já traça cenários inéditos para 2100 com temperaturas médias aumentadas de até 8 Celsius nas regiões árticas, o que pode significar eventos cada vez mais extremos.
Sem querer ser catastrofista, a coisa está ficando cada vez mais séria, e à muito curto prazo. A temporada de furacões deste ano ainda não provocou danos na costa no mar das Caraíbas, mas o vento quente espalha um incêndio fenomenal na Califórnia, queimando casas de ilustres atores hollywoodianos. (Veja Mike Davis (2000) Ecologia do medo).
Aqui em Montréal, onde a temperatura deveria estar entre 3 e 12 Celsius, há uma semana esta entre 12 e 24C positivos. Mesmo quem estava achando ótimo poder relaxar nos terraços em outubro está ficando assustado.
Se as cores permanecem mais tempo durante o ano, esta ilusão de vida significa um desequilíbrio global irreversível e muito, muito trabalho pela frente, se quisermos diminuir o sofrimento das gerações futuras... ou Halloween não será mais um dia de festa no calendário, com crianças vestidas de zumbis, esqueletos e bruxas marcando a substituição das belas cores de outono pelo cinza do inverno.

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google