Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Postos de combustíveis

quarta-feira, abril 21, 2010 11:25:00 AM


As atividades decorrentes da operação dos postos de combustíveis configuram-se como empreendimentos poluidores e geradores de acidentes. Esse fato está amplamente quantificado com os dados apresentados pela Divisão de Tecnologia de Riscos Ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, CETESB, ligada à Secretaria do Meio Ambiente, e responsável pelo licenciamento ambiental e monitoramento dos postos de combustíveis nesse estado.
Devemos observar esses “geradores de acidentes ambientais”(CONAMA nº 273), ou seja, que apresentam “riscos de incêndio e explosões, decorrentes desses vazamentos, principalmente, pelo fato de que parte desses estabelecimentos localiza-se em áreas densamente povoadas” (CONAMA nº 273) afirma-se na Resolução Nº 273 do CONAMA, uma vez que os acidentes “vem aumentando significativamente nos últimos anos em função da manutenção inadequada ou insuficiente, da obsolescência do sistema e equipamentos e da falta de treinamento de pessoal” [associado com a] “ausência e/ou uso inadequado de sistemas confiáveis para a detecção de vazamento”. (Grifo Nosso)
Estes são os argumentos técnicos, apresentados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente para a exigência da Licença nos Postos de Combustível.
No Estado de São Paulo das 2.514 áreas contaminadas registradas pela Cetesb, 77%, são em postos de combustível. E em Maringá? qual é a situação, uma vez que 88% dos postos funcionam sem licença de operação.
Fotografia sistema de controle de gases em tanques de combustível 20/04/2010.

Comments:
Se em SP, onde fiscalizam, ainda existe contaminaçao, imaginem em Maringá onde deixam os postos funcionarem sem licença. Se deixam funcionar sem licença, sera que deixaram construir os postos também sem licença? O licenciamento nao deveria ter começado ainda quando o projeto estava na planta? O orgao fiscalizador nao deveria vistoriar e fotografar as cisternas, tubulaçao, etc. antes que tudo seja coberto de terra, para poder dar a licença com conhecimento da qualidade? A prefeitura nao deveria exigir pelo a entrada no processo de licenciamento junto aos orgaos comptetentes antes de autorizar a construçao? Bom, nem a aprovaçao do corpo de bombeiros estao exigindo...
 
Postar um comentário

Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google