Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Pedofilia e direito canônico III

quarta-feira, abril 21, 2010 11:56:00 AM

Embora a CNBB diga que estes casos representam menos de 1% do clero (sem fonte) e outros insistam em dizer que esta é a mesma porcentagem de casos na sociedade em geral (também sem fontes), os leigos não se apresentam como um modelo moral. Se as porcentagens forem as mesmas, confirmaria apenas que o modelo moral eclesiástico não tem funcionado mesmo para quem diz que o pratica. Vale lembrar que a isonomia não inocenta os agressores, leigos ou clérigos. Utilisar o argumento da isonomia para justificar o direito do clero de claudicar parece confirmar mais uma vez a hipocrisia e a falta de interesse da hierarquia em corrigir o agressor e reparar os danos causados às vítimas.

O caso dos padres de Arapiraca-AL, que alcançou notoriedade internacional junto com as denúncias contra o papa, mereceu duas notas públicas do bispo da diocese de Penedo, Valério Breda, a primeira de 14 de março de 2010, afastando três padres, e a segunda em 06 de abril de 2010, relatando os procedimentos efetuados quanto aos agora quatro cléricos acusados.
No entanto, a lista é antiga como mostra o caso de Monsenhor Raimundo Gomes Nascimento público desde 1995, e a possível inclusão de outros velhos casos exigirá uma atualização constante das informaçoes. Por exemplo, o velho caso de 2005, o do padre Tarcísio Spricigo, condenado à 29 anos de prisão por ter estuprado dois meninos em duas cidades diferentes, Anapolis e Agudos. O segundo estupro poderia ter sido evitado se o bispo tivesse levado o caso à justiça imediatamente, em lugar de escondê-lo transferindo o clérigo de paróquia. Os inúmeros casos abafados nesta diocese e em outras ficarão às sombras para sempre, ou até que alguém tome coragem de afrontar a hipocrisia do poder elesiástico, evidente até no Código de Direito Canônico, e ouse expô-los à justiça.

Veja o que diz o doutor em teologia moral, frei Antonio Moser, em dois artigos, sem se referir em nenhum momento à ambiguidade canônica: Igreja: desafios inusitados, e Pedofilia: vós desonrastes a Igreja.

Veja também o que diz a carta pastoral do papa aos católicos na Irlanda, onde os fatos e acobertamentos denunciados são tantos que provocaram a renúncia de vários bispos.

Marcadores: , , ,

Comments:
paraben, está virando advogado do diabo
 
Sempre fui advogado daquilo que acredito ser o bem e acredito que a melhor forma da igreja católica sustentar seu papel ético é confessar sinceramente seus erros à justiça comum e parar de se esconder sob as ambiguidades do direito canônico.
Existem muitos casos que nunca foram denunciados à justiça comum porque as vítimas sao pobres, sem instruçao e mesmo o sistema judiciário da época nao lhes dava muita importância. Nao se trata de uma onda de acusaçoes recentes como diz o clero, mas de uma pratica bem antiga, pra nao dizer institucionalizada, que precisa terminar.
 
Postar um comentário

Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google