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Democracia e sustentabilidade

quinta-feira, abril 22, 2010 2:38:00 PM



Depois de muita briga e discussão, finalmente a prefeitura de Montréal apresentou uma proposta de reestruturação do entroncamento Turcot que parece agradar à todos. A proposta da prefeitura levada ao público numa conferência dia 21/04/2010 agradou até mesmo aos representantes dos partidos de oposição, demonstrando que a discussão democrática contribui à qualificação do desenvolvimento melhorando a vida da população atual e das próximas geraçoes.
O problema começou com a queda do viaduto La Concorde na cidade vizinha, Laval, que disparou o alarme sobre o estado de envelhecimento das obras de arte rodoviárias em todo o Quebec. Na lista de obras à demolir, à reformar e à construir, os engenheiros do ministério de transportes (MTQ) apontaram que o entroncamento Turcot deveria ser reformado. Os custos e os conflitos que este entroncamento causa na integração dos bairros aconselharam a demolição e a elaboração de um novo projeto agregando soluçoes para esta importante conexão de duas rodovias estaduais, encravada na cidade de Montréal.
As propostas iniciais feitas pelo Ministério de Transportes do Québec (MTQ) foram criticadas por moradores e ambientalistas porque simplesmente priorizavam a circulação de veículos em detrimento das necessidades da vizinhança, tais como melhorar o transporte coletivo, proporcionar melhor acessibilidade aos bairros, oferecer espaços de lazer e alojamento social, entre outros.
O prefeito da cidade Gérard Tremblay, que estava com a popularidade em baixa por causa das denúncias de financiamento da campanha de reeleição, conseguiu melhorar sua imagem com esta proposta congregadora. O apoio quase unânime certamente vai ajudá-lo a conseguir o orçamento necessário para a execução da reforma do entroncamento e das obras complementares nos bairros afetados. Falta o aval do MTQ.

Veja ou baixe em pdf a proposta apresentada pela prefeitura de Montréal.
Veja as matérias no jornal Radio-Canada seguida dos comentarios dos leitores:
Publicaçao da proposta em conferência pelo prefeito Tremblay.
Rejeiçao da proposta pelo MTQ por causa do custo triplicado: 6 bilhoes.

Sem aumentar o número de pistas dedicadas ao transporte individual, a proposta prevê a urbanização de uma longa faixa liberada entre a falésia e a rodovia, novas linhas de ônibus e uma linha de tramway integrando esta faixa e os bairros à estação de metrô, um parque ao longo da falésia com ciclovia, pista de caminhada, além de outros benefícios.

PS: O que parecia ser consensual no início agora tem mostrado que é apenas o início de um longo debate pois nenhuma das propostas foi unânimemente aceita, esbarrando ora na previsão de custos, ora nas divergências de leitura sobre os benefícios pretendidos pelas diferentes propostas.

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Comments:
Um grande exemplo a ser seguido por Maringá, onde as mudanças no sistema viário são decididos e executados pela administração, resolvendo o problema de apenas uma parte da população.
Nunca vi por aqui um projeto onde ambientalistas e população em geral são ouvidas.
Sabemos que, para a resolução total de qualquer tipo de problema, o ideal é levar em consideração as idéias e reinvidicação de todos os evolvidos e afetados pela mudança.
Só aí a solução beneficiará a todos.
Parabéns ao governo de Quebec!
 
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