Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Sistema Binário! Legal! E o pedestre?

terça-feira, março 23, 2010 5:10:00 PM

No início do ano houve a grande mudança no sentido de algumas avenidas de Maringá, sendo implantado o sistema binário, isto é todas as vias na mesma direção.

Esta medida foi muito boa para fazer fluir o trânsito da região norte para o centro e vice-versa. Melhorou muito a vida do povo que mora naquela região, pois agora demoram pouco tempo para se deslocar ao centro. Muitas pessoas com quem converso e que moram naquela região estão muito felizes, com a redução do tempo que permanecem no trânsito.

Na implantação deste sistema pensaram muito no motorista, no veículo, talvez no ônibus, enfim, no trânsito... mas se esqueceram do pedestre. Tenho observado pessoas mais maduras e idosas reclamarem que estão com dificuldade para atravessar as vias que sofreram alteração. Um dia desses, um jovem rapaz, de cerca de 15 anos reclamou que a prefeitura esqueceu completamente do pedestre nesta mudança, pois ele está com muita dificuldade para atravessar as ruas de novo sentido.

Realmente se esqueceram de deixar, na mudança de sinal nos semáforos, um tempo para o pedestre atravessar essas avenidas e também se esqueceram de instalar semáforos exclusivos para pedestre em pontos de difícil travessia.

Veja o exemplo de quem vai atravessar a Avenida Herval, na XV de Novembro. Se você for tentar atravessar ali em frente à Promotoria do Meio Ambiente em direção ao Parque do Ingá, vai perceber como é difícil... Você para e espera o semáforo da Herval ficar vermelho - detalhe, você não vê o semáforo, pois ele fica do outro lado do cruzamento, em frente a Farmácia. Os carros param e você pensa que vai atravessar agora, mas o sinal da XV fica verde e os carros dão sinal que vão virar a direita (única opção),alguns na primeira pista, outros na segunda.

Quando enfim você consegue atravessar a primeira pista, passa pelo mesmo dilema na segunda pista, sem contar que não consegue enxergar o semáforo e não sabe o tempo que tem para vencer a segunda pista com segurança... e, de repente, o sinal esverdeia para os carros que estão na Herval e você fica ali esperando novamente que feche e que não venha carro da XV... é cansativo, é estressante, é um caos para o pedestre.

Muitas vezes tenho que dar uma corridinha para atravessar em segurança (se escorregar...já era!)

Nessa hora penso: como essa aventura é tão mais difícil para aquelas pessoas que não possuem muita destreza e agilidade, como por exemplo aquelas mais idosas.

SOCORRO Prefeitura, Setran, Governantes... nós pedestres estamos precisando de ajuda!

Marcadores: , ,

Comments:
Seria interessante por um vídeo de cada situaçao, mostrando a dificuldade dos pedestres em atravessar as ruas.
 
Postar um comentário

Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google