Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Instinto irresponsavel ou extremismo legal ?

terça-feira, abril 07, 2009 9:57:00 AM

A primeira condenação de um réu no Canadá por não ter prevenido seus parceiros, contaminando-os com o VIH, aconteceu dia 4 de abril de 2009. O réu, sabendo-se portador do virus desde 1996, foi aconselhado pelo médico a avisar seus parceiros e a protegê-los utilizando o preservativo. Nao o fêz. Várias mulheres foram contaminadas e, ao saberem que contraíram o vírus, levaram o caso à justiça. Duas mulheres não resistiram à doença e morreram antes de saber a sentença do acusado.

A defesa argumenta que não se pode imputar premeditação, nem a responsabilidade total pela contaminação. O réu não praticou o ato com intenção de contaminar ou de matar, nem as vítimas participaram do ato esperando ser contaminadas, mas sabendo que havia a possibilidade. Tanto o réu quanto seus parceiros são responsáveis pela proteção recíproca, pois mesmo o portador pode ser reinfectado ou contrair outras doenças venéreas. Quando os parceiros têm liberdade de escolha e aceitam a conjunção carnal sem proteção, assumem conjuntamente a responsabilidade pelas consequências. No caso em questão, não houve estupro e as vítimas não foram coagidas a fazer sexo sem camisinha. Numa triste analogia à uma gravidez indesejada, ambos seriam solidariamente responsáveis pelo filho.

O réu foi condenado por duas mortes premeditadas e dez agressoes sexuais graves, correspondentes às outras mulheres contaminadas. Os advogados vão recorrer, argumentando sobre a incapacidade mental do acusado por depressão, uso de drogas e alcoolismo. Um outro fator à considerar é o abandono da razão quando os parceiros estão envolvidos no calor da excitação, o que é difícil de defender pois todo ato sexual humano é supostamente um ato racional e responsável.

O efeito de uma jurisprudência severa para os casos de contaminação involuntária pode ser a recusa de se submeter ao exame do VIH ou de revelar o seu resultado com receio de ser processado futuramente.

Um resumo da matéria pode ser lido aqui.

Marcadores: ,

Comments:
E qual foi o resultado do julgamento? Os argumentos da defesa foram convicentes aos jurados?
Para mim, saber que está contaminado pelo HIV, não se proteger e não proteger seu parceiro é crime, tentiva de assassinato ou assassinato.
 
Corrigi e completei o texto. Ele foi condenando mas os advogados vao recorrer.
 
Postar um comentário

Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google