Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Surpresa ruim

sexta-feira, abril 25, 2008 3:36:00 PM

O Canadá e os EUA assinaram o Protocolo de Quioto mas não o ratificaram. O protocolo estabelecia o objetivo de baixar as emissoes de CO2 até os níveis de emissão de 1980. Como a economia do Canada é extremamente ligada à economia dos EUA,, seria lógico que se eles baixassem, o Canada teria que fazer o mesmo, querendo ou não.

O EUA não o fizeram e o Canadá, em lugar de baixar as emissoes, aumentou-as em mais de 30% em ritmo acelerado desde o início da exploração das jazidas de areia betuminosa para extrair petróleo. Este tipo de jazida, que há alguns anos era econômicamente inviável, está enriquecendo a província de origem do primeiro ministro de direita, Stephen Harper, que insiste em objetivos nao obrigatórios para os protocolos de diminuição de emissoes de carbono.

Na ocasião do primeiro protocolo, uma das estatégias visadas para diminuir as emissoes focalizava o manejo das extensas florestas de coníferas canadenses e o reflorestamento de áreas degradadas. Porém, segundo pesquisas, estas florestas se mostraram pouco eficientes na captura do carbono por causa dos incêndios naturais, que fazem parte da ecologia destes biomas.

Na semana passada, uma recente pesquisa foi anunciada na Radio-Canada concluindo que as florestas de coniferas tem poluído tanto quanto os carros. Com o aquecimento climático as florestas temperadas se tornaram uma presa fácil par a infestação de pragas. Mesmo que se consiga evitar os incêndios naturais que ocorrem todos os anos, a morte das arvores emite tanto carbono quanto todos os carros em circulação no Canadá.

Um resumo da pesquisa pode ser lido na edição de 24 de abril, da Nature.

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google