A desigualdade, a fome e a crise ambiental
segunda-feira, abril 14, 2008 10:36:00 AM A crise alimentar provocada pelo aumento dos preços dos cereais tem várias causas.Uma delas é, sem dúvida, a demanda de agrocombustíveis que, apesar da já provada ineficácia contra as emissoes dos gases de efeito estufa, continua sendo uma das opçoes energéticas buscadas pelos países ricos e emergentes.
Uma segunda causa é a abertura do regime chinês e a formação de uma classe média equivalente à americana, buscando atingir o mesmo padrão de consumo, incluindo uma alimentação rica em proteína animal, ou seja, carne e laticínios. Para atender à esta demanda, o aumento da produção animal exige um aumento de produção de ração, aumento do preço sobre os cereais que entram na sua composição e aumento de área agrícola voltada à este setor.
A terceira causa é a crise da produção agrícola causada pelo aquecimento climático. A seca que assolou a Austrália em 2007, diminui a oferta mundial de trigo. Os países asiáticos, grandes produtores de arroz, foram prejudicados pelas cheias que baixaram a produção à níveis críticos. Finalmente, a quarta causa são os especuladores do mercado de cereais, que fizeram disparar os preços por causa da perspectiva de baixa de produtividade, buscando lucrar rapidamente com a carestia de produtos alimentares de base.
Os países com pouca autonomia agrícola são os mais ameaçados e é entre os pobres dos países mais pobres, como o Haiti, o Egito e a Nigéria, que a crise se faz sentir de forma mais acentuada.
No Brasil, são os pobres do nordeste brasileiros que são ameaçados mais seriamente. Aqui, a crise alimentar somada à euforia do agrocombustível de cana, pressiona as fronteiras agrícolas sobre o frágil território da Amazônia, agravando a crise ambiental mundial.
O Ronco da Cuíca
Autores: João Bosco & Aldir Blanc
Roncou, roncou,roncou de raiva a cuíca,
roncou de fome
...alguém mandou,
mandou parar. - A cuíca é coisa dos home.
A raiva dá pra parar, pra interromper.
A fome não dá pra interromper.
A fome e a raiva é coisa dos home.
A fome tem que ter raiva pra interromper.
A raiva é a fome de interromper.
A fome e a raiva é coisa dos home,
é coisa dos home,
é coisa dos home,
a raiva e a fome
mexendo a cuíca
vai ter que roncar.
Marcadores: agrocombustíveis, Aquecimento climático, Crise alimentar mundial

