Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

O veneno está à mesa

sábado, agosto 13, 2011 11:33:00 AM




"O VENENO ESTÁ NA MESA "
do Flora da serra - Raízes da Mantiqueira de Flora Maria

Mais uma TEIA AMBIENTAL, desta vez para dizer que estamos sendo envenenados !!!

Para quem tem dificuldade em participar da Teia por falta de assunto, volto a repetir que é apenas ler os noticiários sobre o que está acontecendo no mundo e terá um farto material para a postagem !

O VENENO ESTÁ NA MESA, documentário do cineasta Silvio Tendler, foi feito para a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, e mostra em apenas 50 minutos os enormes prejuízos causados por um modelo agrário baseado no agronegócio. Os venenos utilizados nas plantações agridem o meio ambiente e causam sérios riscos à saúde, não só dos que consomem os alimentos, como também dos agricultores que os produzem.
E quem ganha com isso ?
As grandes empresas transnacionais, como a Monsanto, Syngenta, Bayer, Dow, DuPont, dentre outras.

Quando eu vim para S. Lourenço, e fui morar num sítio, comecei meu aprendizado sobre a terra, as plantas, e a vida natural. Li bastante, e descobri que existia a agricultura orgânica, aquela que sempre existiu no mundo, por milhares de anos.


A chamada Revolução Verde do pós-guerra acabou com essa agricultura tradicional. No lugar, implantou um modelo que ameaça a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar. E o Brasil é o país do mundo que mais consome venenos !
Apesar do quadro negativo, o filme aponta o caso de Adonai, um jovem agricultor que individualmente faz questão de plantar o milho sem veneno, enfrentando inclusive programas de financiamento do governo que tem como condição o uso desses agrotóxicos.
Outro exemplo vem da Argentina: em 2009, a presidenta Cristina Kirchner ordenou à ministra da saúde, Graciela Ocaña, a abertura de uma investigação oficial sobre o impacto, na saúde, do uso de agrotóxicos nas lavouras.

Enquanto isso, no Brasil, há incentivo fiscal para quem usa esses produtos, gerando uma contradição entre a saúde da população e a economia do país, com privilégio da segunda.
As transnacionais dos venenos trabalham para que seus produtos não sejam retirados do mercado no Brasil, mesmo sendo proibidos no exterior:
“Primeiro, tentam desqualificar nossos argumentos com pesquisas científicas mostrando que os agrotóxicos não fazem mal; depois, recebemos pressão diretamente de deputados ligados à bancada ruralista; por fim, entram com ações na justiça para continuar a venda dos agrotóxicos.”


Dizem que a agricultura orgânica não daria conta de alimentar a população.
"Se a agricultura orgânica for entendida como aquela em que se tira a química e pronto, isto é fato", diz Ana Maria Primavesi, referência mundial em manejo ecológico dos solos.
Porém, se o solo for vivo e alimentado para sustentar grande diversidade de organismos, este produzirá plantas saudáveis, em quantidade, ao mesmo tempo que dispensará os agrotóxicos. A conclusão de Primavesi, que também é produtora, é confirmada na prática pelo depoimento do agricultor do interior paulista que tira 15 toneladas de alimentos por ano de cada um dos 20 hectares que cultiva sem venenos e adubos químicos.
Aqui em S. Lourenço existe a Associação Permacultural Montanhas da Mantiqueira, e em sua feira dos sábados, ou na loja do Mercado Municipal, podemos encontrar produtos orgânicos.

Do Rio Grande do Sul vem o exemplo do produtor familiar que recriou sua própria semente de milho crioulo após ter perdido as variedades tradicionais que cultivava, substituídas pelas híbridas.
Esse caminho cada vez mais confirma sua viabilidade. Faltam agora as políticas certas que farão crescer a agricultura que vai tirar o veneno da mesa.

Vejam aqui o documentário:
http://www.youtube.com/watch?v=WYUn7Q5cpJ8 (Parte 1)
http://www.youtube.com/watch?v=NdBmSkVHu2s&feature=related (Parte 2)
http://www.youtube.com/watch?v=5EBJKZfZSlc&NR=1 (Parte 3)

http://www.youtube.com/watch?v=AdD3VPCXWJA&feature=related Parte 4)


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google