Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Braziu!

quarta-feira, maio 25, 2011 10:58:00 AM





Daqui

MPF pede à PF que siga investigação da morte de ambientalistas no Pará
Casal foi morto a tiros em estrada na Zona Rural de Nova Ipixuna, no Pará.
Vítimas tinham denunciado madeireiros que desmatavam áreas ilegalmente.
Do G1, em São Paulo

Casal de ambientalistas morto a tiros em estrada
no Pará (Foto: Divulgação/Arquivo CNS)



O Ministério Público Federal (MPF) do Pará enviou um ofício para pedir à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a morte do ambientalista José Cláudio Ribeiro da Silva e de sua mulher, Maria do Espírito Santo. Os dois foram mortos na manhã desta terça-feira (24), em Nova Ipixuna, no Pará.

Segundo o delegado Marcos Augusto Cruz, o casal foi morto a tiros em uma estrada na Zona Rural do município. As vítimas estavam em uma moto e teriam sido abordadas pelos criminosos ao reduzir a velocidade para cruzar uma ponte. Segundo o MPF, o advogado José Batista, da Comissão Pastoral da Terra em Marabá, afirmou que o ambientalista teve a orelha cortada pelos assassinos.

Antes do pedido do MPF, a presidente Dilma Rousseff já tinha determinado que a Polícia Federal investigasse o assassinato. Segundo o Planalto, Dilma ficou sabendo do crime pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que tomasse providências necessárias junto à Polícia Federal.

O casal havia informado ao MPF em Marabá (PA) nomes de madeireiros de Jacundá (PA) e Nova Ipixuna (PA) que invadiam as terras de assentamentos para retirar madeira ilegalmente. O MPF encaminhou as denúncias à Polícia Federal e ao Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Um inquérito já havia sido aberto para investigar as madeireiras da região.

O Ibama já tinha feito vistorias, detectado a extração ilegal de madeira e feito a interdição de serrarias na área. De acordo com o MPF, a pressão para retirada e venda ilegal de madeira é grande sobre os assentamentos no Pará por causa da demanda por carvão para a siderurgia.

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Marabá. O enterro deve ocorrer nesta quarta-feira (25).


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google