Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Danger!

terça-feira, janeiro 11, 2011 11:15:00 AM



do Blog PIMENTA NEGRA, Portugal, por Viriato AQUI
Rações contaminadas na Alemanha causam mais um escândalo e alarme público provocado pela indústria do agro-negócio

A Alemanha vive momentos de aflição. E a razão não é para menos: foi detectada uma substância tóxica dioxina cancerígena nos ovos. Esta descoberta já levou ao fecho temporário de mil explorações agrícolas. A contaminação atinge não apenas a produção de ovos, mas também a de carnes de aves e de porco.

Na análise de 34 amostras de ovos, as autoridades sanitárias encontraram dioxina em 18. Não se sabe ainda, contudo, o volume total de produtos contaminados com dioxina espalhados pelo mercado no país. Boa parte dos ovos contaminados já deve ter sido vendida e consumida. Representantes da indústria alimentícia e do varejo tentam tirar os produtos possivelmente contaminados de circulação.

Para piorar a situação os produtos derivados de ovos com dioxina foram também exportados para outros países, nomeadamente, o Reino Unido. Segundo a Comissão Europeia, 86 mil ovos presumivelmente contendo dioxina teriam sido vendidos à Holanda, lá misturados com outros ovos e processados industrialmente. Os produtos resultantes – ainda não se sabe se maionese, biscoitos, outros – teriam sido exportados para o Reino Unido em 12 de dezembro de 2010. As autoridades britânicas empenham-se para localizar os artigos em questão e interditar sua venda.
Aponta-se a criação industrial de animais como causa do escândalo da dioxina. Os alimentos produzidos localmente na região, e os produtos orgânicos são a melhor alternativa contra o veneno na comida produzida industrialmente pelas explorações agro-pecuárioas, nas quais a qualidade e proteção aos animais ficam, forçosamente, de lado, quando galinhas e porcos se transformam em produtos lucrativos nas fábricas do agro-negócio.

Por mais este escândalo fica também evidente quanto os ovos e costeletas supostamente baratos custam: com efeito, os prejuízos dos agricultores vão ser enormes, os custos de fiscalização são cada vez mais elevados, mas sobretudo expõe-se a saúde pública e o meio ambiente a danos incalculáveis.

Marcadores:


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google