Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

O gene do autismo

quinta-feira, setembro 16, 2010 12:01:00 PM

Um estudo publicado esta semana na revista Science Translational Medicine, pesquisadores do hospital infantil de Toronto pensam ter encontrado uma explicação para o fato de que a incidência do autismo seja quatro vezes maior nos meninos que nas meninas.

Mesmo se o autismo afeta apenas 1% dos meninos que apresentam a mutação do gene no cromossomo X, esta pista de pesquisa é considerada promissora pelos geneticistas. Segundo o pesquisador Stephen Scherer 1 em cada 80 meninos nascidos no Canada tem uma forma de autismo, o que representa uma porcentagem enorme da população.

A pista de pesquisa pode viabilizar um exame genético pré-natal dos pais visando medir a probabilidade de geração de um embrião com a doença. Um exame genético do embrião pode mostrar se a criança herdou ou não o autismo e os pais podem decidir se continuarão ou não a gravidez.

Entretanto, um outro estudo publicado na revista The American Journal of Human Genetics de Agosto de 2010 (Vol 87 Issue 3) diz que os antecedentes familiares são inúteis para medir a possibilidade de incidência do autismo e da esquizofrenia. Estatísticamente nao existe correlação entre os casos identificados no histórico familiar e a incidência nos filhos porque, provavelmente, estas doenças são provocadas por mutaçoes que ocorrem após a fecundação.

Mesmo que as duas pistas de pesquisa se contradigam, é importante que os dois grupos de pesquisadores continuem investigando e que possam discutir suas hipóteses e métodos afim de evitar erros de falso diagnóstico. Um falso diagnóstico pode conduzir à eliminação de um feto sadio ou à gestação de um feto doente.
A divergência dos pesquisadores também mostra o quanto é preciso ser cuidadoso ao lançar conclusoes absolutas, sobretudo quando se trabalha com dados estatísticos.

Veja a notícia original da Radio-Canada aqui.

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google