Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Evolução

segunda-feira, agosto 23, 2010 2:50:00 PM


Pesquisadores explicam por que cobras têm "olho de gato"
Publicidade
GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO Site Folha UOL. Clique aqui Foto: do mesmo site.

Cientistas acabam de propor uma nova explicação para as pupilas verticais --o popular olho de gato-- de cobras e outros bichos. A característica favoreceria a caça de emboscada, a famosa técnica do "senta e espera".

Butantan desvenda hemorragia da picada de jararaca
Pesquisador acha planta que neutraliza veneno da surucucu
Coquetel de drogas, não mordida de cobra, matou Cleópatra

A conclusão, publicada no "Journal of Evolutionary Biology", contraria a versão mais aceita no meio científico: a de que as pupilas verticais seriam uma adaptação para facilitar as atividades noturnas dos animais.

Os autores não negam que exista uma relação com hábitos noturnos, mas dizem que ela não é fundamental.

"A pupila vertical não basta para a visão noturna. Enxergar à noite tem mais a ver com a ultraestrutura do olho --como a composição da retina e o formato da córnea" diz Ligia Pizzatto, pesquisadora brasileira da Universidade de Sidney (Austrália) e uma das autoras do estudo.

Carolyn SMC/Creative Commons

Pupilas verticais melhoram foco e profundidade de campo, facilitando caça à presa

Para chegar ao resultado, o grupo analisou 127 espécies de cobras australianas e cruzou dados sobre formato da pupila, método de caça e horário de atividade.

O resultado mostrou que cobras que caçam ativamente têm pupilas redondas, enquanto as que ficam à espreita da presa costumam ter pupilas verticais.

Por causa de músculos auxiliares, a pupila vertical permite maior controle sobre a contração do olho, regulando a luminosidade e, principalmente, melhorando a profundidade de campo.

Os animais também enxergam com mais foco e definição na horizontal -por onde vêm a maioria das presas. Assim, eles não precisam se movimentar para ver melhor, o que aumenta as chances de sucesso na emboscada.

As pupilas verticais também ajudariam as cobras a se camuflar, pois olhos redondos são um dos maiores indícios da presença dos predadores no ambiente.

Marcadores:


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google