Cartão postal do Canadá sujo de óleo
sexta-feira, julho 16, 2010 10:29:00 AM Veja o vídeo abaixo produzido pelo Greenpeace para pressionar o governo da província de Alberta a parar com a exploração de petróleo de areias betuminosas.Este petróleo é chamado de "petróleo sujo" porque a jazida é uma mistura de betume e areia cuja separação necessita um volume de água de 10 vezes o volume de petróleo. Para cada dois barris de óleo extraídos, um barril é utilizado para produção de energia na propria usina. Isto significa que para cada barril destilado, pelo menos um foi para a atmosfera. É importante mencionar que os depósitos de rejeitos de água e areia sujas de óleo que se acumulam nesta província cobrindo uma área igual à superficie da Inglaterra, sujando a reputação canadense.
Como se não bastasse o impacto ambiental deste tipo de extração, o petróleo canadense, o mais sujo do mundo, é destinado aos EUA, que é o maior consumidor mundial por habitante de energia fóssil.
O video é dirigido aos turistas e à indústria do turismo tentando mostrar que a indústria de petróleo local está destruindo a saúde dos habitantes da região, uma inesgotável fonte de renda do setor turístico local e uma fonte de prazer para os americanos e outros turistas do mundo todo.
Veja mais sobre as reservas de areia betuminosa de petróleo, aqui.
Marcadores: areias betuminosas de Alberta, Corrupção, Turismo sustentável

