Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Qual o pecado maior, misoginia ou hipocrisia?

sexta-feira, julho 16, 2010 3:09:00 PM


Em 1994, Angela Berners foi a primeira mulher ordenada padre na Inglaterra. Neste ano, quinhentos membros do clero deixaram a igreja anglicana para adotar a igreja romana. Foto: Eydea Press - extraída de http://www.buddhachannel.tv/portail/spip.php?article4137

A novo documento papal Normae de gravioribus delictis tenta corrigir os erros recentes na condução dos casos comprovados de clérigos pedófilos, efebófilos, sadomasoquistas, etc. porém, trata o problema da ordenação de mulheres como sendo um pecado de igual gravidade.
Há quem diga que a condenação papal da ordenação feminina seja uma estratégia para atrair mais dissidentes anglicanos que não estão de acordo com a inclusão das mulheres no presbiterato e no episcopado. No entanto, este ato papal pode desencorajar e afastar mulheres da vida religiosa e, pior, classificando a pedofilia e a ordenação de mulheres ao sacerdócio no mesmo nível de gravidade, o papa afirma o caráter misogino da igreja católica e mantém a imagem de hipocrisia quanto ao tratamento dos casos de clérigos criminosos. Ter uma vagina em lugar de um pênis não deveria ser impedimento para o exercício do sacerdócio, tanto como o é ter autoridade moral e espiritual e usá-las para se aproveitar de crianças e jovens.
Se o desvio moral dos clérigos é comprovadamente nocivo à saúde mental das crianças e adolescentes, no entanto, o fato de ser mulher, no meu ponto de vista, não implica absolutamente em perda de eficiência sacramental ou em distúrbio moral e mental dos fiéis, a menos que o papa e os clerigos que o apoiam tenham alguma prova que desabilite moralmente as mulheres ao presbiterato. Têm? Ser mulher não pode ser considerado crime sem provocar escândalo e indignação: escândalo em quem ainda acredita na honestidade da estrutura da igreja católica e indignação em quem luta contra a discriminação sexual.

Marcadores: , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google