Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Mais um projeto comercial com apelação sustentavel

domingo, maio 16, 2010 9:05:00 AM

Mais um projeto de habitação buscando atender ao mercado verde. Neste projeto não é apenas a autonomia em energia que se busca, mas também a autonomia em consumo de verduras e legumes.
O bloco de apartamentos foi construido nos fundos de um bloco antigo que foi preservado. Aproveitando a passagem que era utilizada para o acesso de carroças e o espaço entre os dois blocos, o arquiteto criou um estacionamento para dois carros Communauto, partilhados pelos moradores. O bloco conta também com bicicletario e esta bem proximo de uma ciclovia e do comércio de bairro, o que estimula os moradores à utilisar o transporte ativo.
Com o teto-estufa, o arquiteto propoe que os moradores partilhem o terraço e mantenham eles mesmos sua horta comuntaria, utilisando o adubo da compostagem do lixo do bloco, aproveitando o cultivo para tomar um banho de sol até no inverno. Além da horta, o arquiteto propos também uma lavanderia comum, uma sala de meditação e uma panificadora no subsolo.
O conceito de casa produtiva foi criado pelo arquiteto Rune Kongshaug com a colaboraçao da designer de interior Kareen Smith, do engenheiro mecânico e ambiental Marc-André Ravary e do construtor André Fiset.
Os apartamentos tem entre 75 e 145 m2. As caracteristicas principais sao o uso da geotermia, maximizaçao do aproveitamento solar, uso da agua da chuva, tratamento da agua usada, sauna, estufas, compostagem, horta, forno de pao profissional, sala de meditaçao, lavanderia comum e certificaçao LEED platina (à confirmar).

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google