Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Bloco de apartamentos com consumo "zero" de energia

segunda-feira, maio 10, 2010 12:32:00 PM

O escritório especializado em edificação sustentável EcoCité apresenta um bloco de apartamentos que é autônomo em até 80% da energia normalmente consumida por moradores de um bloco similar. Como a edificação se situa em uma região climática onde a amplitude térmica é grande(variando de -40 à 35C), as dificuldades são enormes.
Além de utilizar materias isolantes de ponta como janelas de vidro triplo para evitar a perda de calor durante o inverno, o edifício utilisa a geotermia para o aquecimento do ambiente, painéis solares para o aquecimento da água e painéis fotovoltaicos para produção da energia elétrica necessária aos aparelhos eletro domésticos.

O desenho da arquitetura aliada ao desenho da maquinaria necessária à produção de energia exige conhecimentos cada vez mais multidisciplinares e complexos, incluindo reciclgem da água com reaproveitamento do calor do esgoto no aquecimento do ambiente, entre outros recursos.

Num pais ensolarado como o Brasil, ou seja, com tanta energia limpa sobrando e tanto conhecimento tecnológico aprendido por nossos arquitetos e engenheiros, podemos tentar conceber edificações com autonomia em 100%, além de utilizar materiais totalmente nacionais, com muito menos gasto de energia na sua produção.
O que falta para começarmos?

Veja o site do projeto Abondance Montréal

Veja o comentario de Steven Guilbealt ao projeto, no jornal Metro

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google