Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Tierra Sublevada

segunda-feira, abril 19, 2010 5:00:00 PM

Depois de « Memoria del Saqueo », « La Dignidad de los Nadies », « Argentina Latente » e « La Próxima Estación », o cineasta Solanas completa sua aquarela da Argentina contemporânea com o « Tierra Sublevada », uma obra composta em duas partes « Oro Impuro » e « Oro Negro ».

Este filme é uma viagem pela depredação e saque des recursos naturais - minerais e combustíveis fósseis - e as lutas das populaçoes locais contra a contaminação crescente do ecossistema em seu país. Por exemplo, nas mega reservas de Bajo la Alumbrera e Veladero, explodiram montanhas à dinamite e à cada dia se utilisa de 80 à 100 milhoes de litros de água misturadas à 10 toneladas de cyanuro.

Na Argentina como na América Latina, políticas neoliberais conduziram à privatização dos recursos naturais e deram o controle à empresas transnacionais como as canadenses Barrick, Yamana, Pacific Rim e outras, à despeito do empobrecimento das populaçoes locais e da destruição do ecossistema.

Fernando Pino Solanas é um cineasta e documentarista argentino reconhecido internacionalmente. Seus filmes receberam prêmios em Cannes, Berlim, Biarritz, Montréal e outros festivais.


Enviado por:
Gerardo Aiquel
L'Entraide missionnaire
15 rue de Castelnau Ouest
Montréal, Québec
H2R 2W3
tél: (514) 270-6089

http://www.web.net/~emi/

Une revue en espagnol à Lire
www.dilemas.cl

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google