Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Mapeando catástrofes

sábado, janeiro 16, 2010 2:20:00 PM

O SERTIT, Serviço de Cartografia Rápida, se concentra sobre eventos emergenciais afim de oferecer auxílio às forças de ajuda. Para o Haiti, este organismo produziu algumas cartas temáticas da região atingida pelo terremoto, analisando fotos de satélite obtidas no dia 14 de janeiro de 2010.
A carta de agrupamentos espontâneos serve para orientar as açoes de alimentação e cuidados médicos à populaçao sobrevivente, localizando os pontos onde eles se concentraram, geralmente praças e locais abertos. A carta das rodovias permite de avaliar o acesso livre à estes pontos e planejar pontos de distribuição de alimentos e agua mais próximos aos acampamentos, as ruas que devem ser desbloqueadas em prioridade e os locais mais apropriados para instalar os hospitais provisórios.
A carta de impacto causado pelo terremoto auxilia na organização do trabalho de resgate das pessoas que resistem sob os escombros.
Veja as cartas do SERTIT sobre o terremoto no Haiti clicando aqui.

Ainda que os terremotos sejam pouco previsíveis, cartas de riscos, planos de prevenção e planos de emergência servem para evitar os riscos e conter os efeitos no caso de catástrofe ou acidente. Por exemplo, o que aconteceria se um trem carregado de combustíveis descarrilhasse dentro do túnel do novo centro? Qual a probabilidade de isto acontecer? Como reduzir este risco? Se acontecer, quais sao as medidas construtivas preventivas? E as medidas para diminuir os impactos imediatos sobre a populaçao? E à longo prazo?

Marcadores: , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google