Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

A pirataria legalista do primeiro mundo na privatizaçao do bem comum

terça-feira, novembro 10, 2009 5:30:00 PM

Veja o vídeo sobre o conhecimento endógeno dos povos autoctones e as tentativas de patente do princípio ativo de plantas utilizadas tradicionalmente na dieta alimentar e na medicina caseira.
Geralmente pleiteadas pelos países ricos, a patente cria um obstáculo à industrializaçao e comercializaçao local de produtos derivados destas plantas, incluindo da molécula produzida artificialmente. Pior ainda, ela impede a exportaçao destes produtos mesmo in natura pelos países de origem deste conhecimento ou de outros onde esta cultura foi introduzida. Por exemplo, vender produtos apelando à açao anticancer da curcuma, o efeito vasodilatador do gengibre, ou mesmo a açao estimulante do assaí pode ser proibida por causa da patente legal depositada por empresas europeias ou norte americanas.
Até mesmo o ADN de indivíduos com algumas características imunológicas, como por exemplo a resistência à malária ou à AIDS, começam a ser sequenciados com vista à patente e comercializaçao futura de tratamento genético.
Parte 1 - Sobre a patente do conhecimento endogeno
Parte 2 - Sobre a patente do gene

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google