Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Utopias realizadas

sábado, agosto 22, 2009 3:44:00 PM

O jornal La Presse de Montréal de 22/08/2009 no caderno Vacances Voyages traz uma reportagem sobre o patrimônio arquitetônico deixado pelos utopistas e cita alguns links que permitem viajar virtualmente nestas utopias de concreto que deram certo.
La Cité des Étas-Unis www.museeurbaintonygarnier.com é um conjunto de 1500 unidades residenciais, concebido pelo arquiteto Tony Garnier, no inicio do século XX (1917). O nome lembra a entrada dos EUA na guerra contra a Alemanha. Um apartamento mantido tal como na época da inauguraçao mostra que esta arquitetura ainda continua funcional, quase um século depois.
Os arranha-céus Morice Leroux http://patrimoine-xx.culture.gouv.fr/pages/res_gratteciel_villeurbanne.html fazem parte de Villebaurne, uma cidade operária aglomerada a Lyon substitui a favela e relocou os moradores neste conjunto de 1450 unidades habitacionais populares construído sobre o local, incluindo mesmo a construçao da prefeitura e outros equipamentos publicos, alem de uma area comercial. Os arranha-céus tem em torno de 20 andares.
O Convento de La Tourette www.couventlatourette.com construido pelos padres dominicanos de Nossa Senhora de la Tourette abre as portas ao universo de Le Corbusier.
Unité d'Habitation de Firminy-Vert, concebido por Le Corbusieur www.sitelecorbusier.com composto de um grande bloco habitacional com 20 andares e 414 apartamentos. Estes 5 gigantes blocos de concreto armado flutuando sobre pilotis foram concebidos como pequenas cidades, incluindo galeria comercial e uma escola maternal na cobertura, e fazem parte de um complexo que inclui uma Casa da Cultura, um Ginasio, uma piscina publica e uma igreja.
A Cité des Étoiles de Givors www.otfleuvegivorsgrigny.fr marca o fim da utopia modernista, entre 1974 e 1981, feita pelo arquiteto Renaudie, simpatizante do partido comunista francês. Erguido sobre o que era antes uma favela, este conjunto de 370 apartamentos populares quase todos contendo um grande terraço ajardinado, servidos por área de comércio e equipamentos publicos no piso téerreo, é uma referência de qualidade.
Les Artistes de la Création www.cite-creation.com decoram a cidade com imensos murais entre eles um que ressalta a utopia proposta por Tony Garnier.
A utopia do Eldorado utilizada na publicidade da colonizadora, implementada pelo o projeto de cidade-jardim tropical de Macedo Vieira, por obras arquitetônicas inovadoras como o Hotel, a Catedral, a Rodoviária, etc. incentivando o orgulho de se estar construindo um futuro melhor, infelizmente, está perdendo o que resta de seu legado construído nestes 60 e poucos anos. A administraçao pública tem jogado fora a oportunidade de implementar o turismo local com a valorizaçao da memoria desta utopia que ainda pode se realizar.

Marcadores: , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google