Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Pesquisa ativa com os sem-teto

segunda-feira, agosto 24, 2009 10:01:00 AM

O projeto Chez-soi elaborado pela Comission canadienne de santé mentale, oferecerá 300 alojamentos mobiliados às pessoas que vivem nas ruas de Montreal com o objetivo de saber se é possível reintegrar esta população mediante o acesso ao alojamento e um acompanhamento intensivo. Em geral, o fato de viver nas ruas é associado à problemas mentais, mas não se sabe até que ponto a vida nas ruas piora a saúde mental e impede a reinserção social dos sem-teto, mesmo utilizando os aubergues e outros meios de assistência.

Os participantes do projeto serão divididos em dois grupos: um grupo de referência constituído de 300 sem-teto utilizando os serviços de assistência convencionais e o outro grupo de 300 que serão alojados por 4 anos e acompanhados por um serviço intensivo de assistência, período em que se espera comparar o nível de integração alcançado entre os dois grupos.
Tanto os membros grupo de referência quanto do grupo alojado serão entrevistados mensalmente afim de avaliar o processo de recuperação da saúde mental e como o estado de saúde contribui para devolver a autonomia e a integração social. Os membros do grupo de referência serão compensados financeiramente a cada entrevista prestada, ao passo que os do grupo alojado receberá uma ajuda financeira mensal, e acompanhamento conforme a necessidade.
Psicólogos, psicoeducadores, psiquiatras, ergoterapeutas, enfermeiros, etc. estarão disponíveis seis dias por semana, 12 horas por dia. Estes supervisores ajudarão os alojados a organizar as compras, à procurar um emprego, à elaborar um projeto de vida, sem serem obrigados a estar sóbrios ou a participar de um tratamento de desintoxicação. A única obrigação é a de se submeterem à entrevista uma vez por semana. Os alojamentos são escolhidos entre os apartamentos existentes no mercado imobiliário da cidade pela pessoa participante do projeto.

O mesmo projeto será aplicado simultâneamente em outras quatro cidades canadenses, Vancouver, Winnipeg, Toronto e Moncton. O investimento na pesquisa é justificado pelo custo que implica assistir um sem-teto nas ruas, que é 5% maior que o custo de uma intervenção social intensiva aliada à oferta de alojamento.

Fonte: Gagnon, Katia (2009) Montréal, laboratoire de la réinsertion: Un logement meublé et supervisé parviendra-t-il à sortir les sans-sans abri de la rue? In: La Presse, Montréal 24/08/2009 p. A2

Marcadores: ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google