Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

A novidade do velho sistema de drenagem da UEM

terça-feira, março 24, 2009 12:02:00 PM




Contrariando a idéia ocnvencional de saneamento, a mais nova tecnologia de drenagem proposta para dois bairros ecológicos da Alemanha é constituída por canais à céu aberto coletando a água da chuva e armazenando-a para irrigação e para consumo humano após tratamento. E mais, todos os riachos e pequenos córregos que antes estavam concretados ou tubulados foram renaturalizados, deixando uma faixa de preservação não utilizável coberta por vegetação nativa, sem nenhum paisagismo formal (isso, ainda que mal, Maringá ja faz). Um dos eco-bairros é em Tubingen e o outro é em Fribourg.

A ocupação dos lotes obedece à um padrão de edificação densa de até seis andares, interligados por vielas de acesso, sem faixa de estacionamento, onde a prioridade é o uso dos pedestres, permitindo acesso de veículos para carga e descarga por no máximo duas horas. O andar térreo é reservado à atividades de comércio, prestação de serviços e indústrias artesanais não incômodas. As habitações são permitidas apenas nos andares superiores.
Para evitar que os carros dos proprietários circulem dentro do eco-bairro e atrapalhem o jogo das crianças nas vielas, um edifício estacionamento foi criado próximo à entrada com vagas suficientes para todos. Pra sair da sua casa e chegar até a garagem você tem que fazer um percurso de 200 a 300 metros à pé ou de bicicleta, mas a vantagem é que o percurso se faz sobre uma agradável e animada rua-parque.

A liberdade de estilo de arquitetura tem feito do eco-bairro uma feira de amostras de tudo o que é tecnologia durável, seja quanto ao aproveitamento de energia, de construção alternativa, de reciclagem de materiais, etc. mas também sobre modo de vida durável. Os bairros estão se tornando atração turística na Europa sem usar as caras estratégias de city-marketing como o que Bertrand Barrère apelida de "bling-bling" de Bilbao e outros. Muitas pessoas que buscavam um estilo de vida coerente com suas preocupações ambientais estão se inspirando nos eco-bairros para criar grupos de famílias interessados em construir ou converter juntos a estrutura do seu proprio bairro em um eco-bairro.

O site do REDD - Recursos em Desenvolvimento Sustentável informa sobre vários outros projetos, mas ainda não permite carregar os documentos em pdf.

Uma das utilidades de se preservar o patrimônio histórico é o volume de informações que ele concentra e que permitem educar para um futuro melhor. Mesmo experiências ruins podem constituir um patrimônio cultural pois mostra erros a serem evitados. Mas é mais interessante preservar exemplos de experiências bem sucedidas.

No meu ponto ponto de vista um exemplo de experiência bem sucedida de drenagem urbana é a rede de canais que drenava a parte mais antiga do campus da UEM, mas que foi pavimentada em 2007. Nesta parte do câmpus, erguida com os restos de acampamentos de operários das usinas hidrelétricas paranaenses, talvez sob o argumento de evitar a erosão nesta área, eliminaram uma das inovações que poderia servir como ponto de partida para um plano de ocupação sustentável do campus e que poderia torná-lo uma referência para outros campus do mundo ou para a construção de bairros tropicais sustentáveis.

Sobre a rede de campus sustentáveis, o site interessante aqui.

Marcadores: , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google