Monsanto, uma indústria nada santa
segunda-feira, março 16, 2009 6:41:00 PM Um documentário difundido pelo canal europeu ARTE mostra as consequências dos produto desta indústria química que contaminou todo o planeta com o PCB, e criou seu filão mercantil começado com a criação da soja genéticamente modificada para resistir ao herbicida cancerígeno Roundup.O sucesso desta indústria inescrupulosa se deve à parceria com o governo americano. Sob o argumento da criação de empregos e de aumento de produtividade agrícola, o governo escondeu do povo as consequências do PCB, contra o interesse público.
O mesmo acontece com os OGM, sob o aval da FDA, organismo governamental encarregado de fiscalizar alimentos e medicamentos antes da comercialização em território americano.
A política de desregulamentação introduzida por Bush-pai desde quando era vice-presidente no governo Reagan e que ganhou a forma atual quando chegou ao poder, deu carta branca à Monsanto. Objetivo: facilitar o desenvolvimento da indústria química americana e conquistar o mundo com a nova tecnologia da dependência Roundup-OGM, além de outras práticas como o hormônio RBGH, que faz aumentar a produção de leite, sem levar em conta os efeitos sobre a saúde humana. Todos os fiscais que exigiam dados sobre as consequências destes produtos à saúde acabaram sendo sumariamente despedidos.
O aumento dos ovários conduzindo à graves problemas reprodutivos e inflamação das mamas das vacas exigindo massiva aplicação de antibióticos. Nas mulheres, o consumo de leite produzido por vacas turbinadas à hormônio e entupidas de antibióticos está associado aumento da incidência de câncer da mama, do colon e dos ovários.
Monsanto tentou empurrar o hormônio no plantel do Canada com uma gorda oferta de propina à agência de fiscalização governamental. Esta estratégia parece ter sido a mesma utilizada para conquistar os fiscais da FDA.
Uma outra estratégia revelada pelo filme foi a rotatividade dos funcionários públicos que assumiram postos intercalados entre a FDA e a Monsanto. Michael Taylor foi um dos vários funcionários que circulou nas duas instituições durante o periodo de aprovação dos principais produtos da Monsanto.
A lista de crimes e de impunidade contra os americanos e contra o mundo na história da Monsanto é longa. Você pode ver o filme "O mundo segundo Monsanto" em 12 partes pela internet, comçando por aqui. A parte sobre a ação da Monsanto no Brasil e no Paraguai é a número 12.
Talvez seja possível encontrá-lo numa boa videolocadora ou na biblioteca da universidade.
Marcadores: Algodao BT, hormônio RBGH, Monsanto, PCB, Roundup

