Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Concertação pela sustentabilidade

segunda-feira, março 09, 2009 12:51:00 PM

A Universidade de Montréal busca integrar as pesquisas sobre desenvolvimento sustentável, dispersas em vários departamentos, sem a necessária multidisciplinaridade.
O problema local é sintoma do que acontece na escala global, falta consenso pra motivar a ação sustentável e eficiente para fazer cumprir o Protocolo de Quioto. Uma das razões da falta de consenso é o caráter ideológico do conceito de desenvolvimento que permite a produção de tantos modelos quantas forem as ideologias existentes, por exemplo, a indústria automobilística propõe carros híbridos mas que exigem duas vezes mais emissões de gases de efeito estufa para serem produzidos, ou a política energética que insiste na produção de agrocombustíveis devorando áreas necessárias à produção alimentar ou à sequestração de carbono, ou a pesquisa pra salvar a biodiversidade que acelera sua extinçao, etc, etc, etc
O ponto comum da maior parte dos modelos de desenvolvimento é a recusa de pensar a sustentabilidade como redução global de consumo à um nível sustentável e buscar a justiça internacional na distribuição igualitária da riqueza. Não se trata absolutamente de uma escolha por uma ideologia de esquerda ou de direita, socialista ou capitalista, mas de concluir que a cooperação e a partilha pela sustentabilidade - com base no princípio de precaução, no grau de incerteza e na dimensão do risco - é a única opção sustentável à longo prazo, se ainda existir um prazo.
A concertação por uma pesquisa coerente pela sutenatabilidade esbarra na competição, na disputa pelo maior quinhão de espaço, de orçamento, de visibilidade, de financiamento, etc. Se esta disputa era aceitável sob o paradigma da inesgotabilidade de recursos, ela perde totalmente o sentido quando assumimos que os recursos estão acabando cada vez mais rapidemente. Enquanto não abolirmos a competição como motor do densenvolvimento e enquanto não optarmos por uma pesquisa ascéptica, toda concertação será ineficaz contra uma degradação que a competição mesmo provoca.

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google