Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Degradação biológica dos solos

terça-feira, fevereiro 24, 2009 7:52:00 PM

Neste vídeo, o agrônomo francês alerta para a dependência agrícola de produtos químicos causada pelo empobrecimento biológico dos solos. "Nos não fazemos mais agricultura na Europa, nós gerimos a patologia vegetal". A compactação é apenas um dos sinais evidentes da perda de microorganismos capazes de regenerar o solo e de lhe devolver a fertilidade natural. A erosão, segundo o engenheiro, é mais uma consequência da compactação e da perda de capacidade de absorção dos solos que a causa do seu empobrecimento.
Antes de 1950 não se aplicava nenhum pesticida na cultura de trigo, nenhum fungicida, nenhum hormônio. Hoje se aplica pelo menos três, se não, o trigo apodrece dentro do silo.
O limite de colapso do empobrecimento do solo ainda é desconhecido, mas ele aponta para o aumento, à cada cinco anos, de 6% no número de consultas ao sistema de saúde como um sinal de que a alimentação produzida com aditivos químicos diminuiu o aporte de nutrientes necessários à saúde humana. Se a esperança de vida hoje chega à 80 anos, isto se deve em parte à alimentação sadia que alimentou esta geração, antes de 1950, quando o leite tinha gosto de leite. Todos sabem que os solos, suporte de 85% da biomassa planetária estao morrendo à cada ano que passa. Se continuarmos assim, em breve será a humanidade que vai começar a morrer.

Marcadores: ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google