Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Guerra ambiental

terça-feira, janeiro 06, 2009 2:37:00 PM


Apesar dos recordes de baixas temperaturas de inverno no hemisfério norte, a perspectiva é que a população de famintos do planeta chegará à 1 bilhão em 2050, se os efeitos do aquecimento climático sobre a agricultura continuarem. Infelizmente, como o pior dos cenários anteriores sobre o aquecimento, o cenário da fome provavelement será antecipado.
Michel Serres descreve a crise ambiental utilizando um dos quadros de Goya. A cada golpe, ambos se afundam um pouco mais na lama da discórdia. O título, O duelo, diminui a força do que ele retrata pois nesta disputa não há vencedor. Não sabemos porque se batem, mas lembramos do turbilhão de sentimentos que a violência provoca: indignação, humilhação, vergonha, cólera, ódio, fúria, vingança, estupidez, sofrimento, caos... A razão da luta e toda possibilidade de vitória são perdidas quando a violência se torna o último argumento.
Neste contexto, a crise econômica pode ser bem vinda. Menos ilusão de riqueza, menos consumo, menos lixo, menos emissoes, mais saúde, mais tempo pra buscar outros valores que a felicidade ilusória do mais novo sonho de consumo, mais tempo para pensar em como evitar o caos ambiental. Qual tipo de sociedade seria capaz de salvar neanderthais et sapiens, gregos e romanos, judeus e palestinos, opressores e oprimidos, exploradores e explorados, consumidores e especuladores?



Marcadores: ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google