Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Controle biológico do Aedes aegypti ?

sexta-feira, janeiro 16, 2009 2:29:00 PM

Um micro-crustáceo chamado Mesocyclops pode ser a solução mais eficiente no combate à dengue. O crustáceo colocado nos reservatórios de água infestada, se alimenta das larvas de mosquito e elimina a necessidade de inseticidas. Resta saber se não produzirá mais um problema ambiental (como a caramujo africano e a leucena) com a introdução de uma espécie que pode eliminar junto com o Aedes aegypti todas as outras espécies de mosquito, além de outros insetos que constituem a base alimentar de aves, répteis e anfíbios.
Ainda que seja uma saída eficiente para evitar a emissão de produtos químicos persistentes, o controle biológico não é inofensivo. Se algumas espécies introduzidas contribuem para o enriquecimento da biodiversidade, outras podem provocar problemas maiores que os que pretendiam solucionar. O estudo do predador do Aedes deve preceder sua introdução afim de evitar o risco de um problema ainda mais sério que a dengue. Por enquanto, as medidas de prevenção, ou seja, drenagem de tudo que possa constituir local de procriação do mosquito, reservatórios de água descobertos, lixo, vasos, bromélias, calhas, piscinas, etc, constituem a solução mais eficiente para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Marcadores: , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google