Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Sequelas mentais da pobreza e retardo insustentável

segunda-feira, dezembro 08, 2008 12:48:00 PM


Contradizendo os neodarwinistas, mais um estudo identifica as sequelas da desigualdade social e um dos mecanismos de cristalização do subdesenvolvimento (clique no título do post par ir à matéria, em inglês). Crianças de famílias pobres tem menos habilidade cognitiva que crianças de famílias ricas. Evidente? Nem tanto, pois teoricamente se diz que todos são iguais, ou seja, que todas as pessoas normais têm as mesmas chances de "vencer na vida" dentro de uma sociedade democrática neo-liberal.
O artigo mostra que isto não é verdade utilizando dados quantitativos, medindo a atividade cerebral de adolescentes oriundos de famílias com rendas diferentes. Quem cresceu em um meio pobre teve menos chances de desenvolver suas capacidades cerebrais e isto de forma permanente. Para compensar o retardo, os adolescentes pobres têm que fazer um esforço muito maior para aprender e, certamente, serão penalizados no mercado de trabalho, o que acaba perpetuando a desigualdade de geração em geração.
Se acreditamos numa sociedade justa, que oferece oportunidades iguais para todos, como lutar contra as sequelas da pobreza? Se o retardo dos adultos é irreversível constituindo um fardo que a sociedade deve suportar, parece que o centro de uma ação reparadora da pobreza deve se concentrar sobre a prevenção do retardo protegendo a infância. O melhor modo de proteger a infância é assistir sua família, para minimizar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento da criança até que ela chegue, pelo menos, à adolescência.

Marcadores: , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google