Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Publicado Decreto que regulamenta "Lei da Mata Atlântica"

terça-feira, novembro 25, 2008 9:02:00 AM

Foi publicado dia 21/11/2008, o Decreto nº 6.660, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.
O Decreto ficou 14 anos tramitando pelo Congresso. Segundo o Governo Federal, a idéia é que haja um maior envolvimento dos prefeitos na preservação do meio ambiente: "_Ou nós envolvemos os prefeitos ou vamos ficar correndo atrás da fumaça".
No caso de Maringá, onde já não é mais possível andar algumas quadras sob o sol escaldante desses tempos e usufruir da sombra das frondosas árvores que "antigamente" nos protegiam; ou a adiministração municipal se envolve com a preservação das árvores centenárias que ainda existem pela cidade, ou vamos ficar correndo atrás dos "tocos".
O Decreto cria também incentivos financeiro para restauração dos ecossistemas, estimula doações da iniciativa privada para projetos de conservação, regulamenta artigo da Constituição que define Mata Atlântica como Patrimônio Nacional, delimita o seu domínio, proíbe o desmatamento de florestas primárias e cria regras para exploração econômica.
Ele também indica os requisitos mínimos para a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, com o objetivo de envolver os municípios na conservação e recuperação da Mata Atlântica.
A norma detalha os tipos de vegetação protegidos pela Lei e delimitados no Mapa da Área de Aplicação da Lei nº 11.428, de 2006, elaborado pelo IBGE, que será disponibilizado nos sítios eletrônicos do MMA e do IBGE.

Comments:
A lei permite a extraçao de madeira dos fragmentos de mata. fazendo, isto, ela abre uma porta pra fazerem o que quiserem. Ninguém vai fiscalizar quantos metros cubicos o proprietário retirou, nem se o cara usou a madeira na propriedade ou se vendeu, nem contar o numero de arvores jovens que ele derrubou pra retirar as adultas.
 
Vamos acreditar que o IBAMA cumpra seu papel na fiscalização e punição daqueles que não cumprem a Lei.
 
Postar um comentário

Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google