Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Um bairro histórico

segunda-feira, outubro 13, 2008 1:31:00 PM








O que hoje é o bairro Hochelaga nasceu como um município concorrente da cidade de Montréal. Buscando atrair uma população mais bem aquinhoada, com edifícios públicos caros, escolas, piscina coberta ornada de esculturas, praças monumentais e muitas promessas ufanistas. O empreendimento não deu certo, talvez porque os ricos não eram suficientemente ricos e preferiram outras opçoes mais interessantes e não tão caras.
Contraditoriamente, com a fusão dos municípios formando uma só cidade-ilha, o Hochelaga-Maisonneuve hoje é um dos bairros mais pobres da aglomeração. Morar neste bairro significa assumir o estigma de "looser" de origem francofona. Outro bairro bem mais pobre é o Parc-Villeray-St Michel, que concentra principalmente imigrantes indianos, árabes e haitianos.
Mas o HoMa (este é o apelido chique visando atrair investidores) é também a próxima vítima do processo de gentrificação, após o Plateau, atraindo amantes de arquitetura e famílias burguesas, fugindo do custo de vida na periferia, incrementado pelo preço dos combustíveis.

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google