Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Relatório Planeta Vivo 2008

quarta-feira, outubro 29, 2008 6:45:00 PM

Publicado à cada dois anos, o relatório apresenta um déficit de 30% entre a exploração dos recursos e a capacidade de regeneração do ecossistema e prevê que em 2030 precisaremos dos recursos de 2 planetas Terra, se mantivermos o mesmo nível de crescimento econômico.
Na conferência de Wackernagel, o criador do indicador de pegada ecológica, entre outros exemplos, cita a Coréia do Norte e o Senegal como casos de colapso quando a pegada ecológica ultrapassou a biocapacidade provocando a fome e a morte de mais de um milhão de pessoas. Nos dois casos, o sistema econômico não permitiu que estas populações buscassem recursos fora do território do país. A maior parte dos países ricos já ultrapassou o limite de biocapacidade do seu território há muito tempo mas estes países não entram em colapso porque exploram a biocapacidade do território de outros países, geralmente de países pobres.
A pegada ecológica do Brasil está aquém da biocapacidade do seu território, no entanto, está ultrapassando o limite do parâmetro de pegada global sustentável. Sob este parâmetro, que é um parâmetro visando a justiça internacional, deveríamos restringir a exploração dos recursos naturais renováveis dentro dos limites atuais e otimizar o desenvolvimento utilizando apenas estas fontes. A biocapacidade que nos sobra agora, falta à população de outros países como a Índia e a China, cuja pegada está bem abaixo da média mundial.
Uma das formas de otimisar o uso dos recursos atuais é melhorar o nivel de vida dos mais pobres pelo menos acima do limite da pobreza e limitar o consumo dos mais ricos dentro dos limites da pegada ecológica sustentável. Quais as estratégias para se fazer isto? Imagino que qualquer medida implantada democráticamente exija educação , consciência ambiental e estímulo à solidariedade social.


Veja o relatório 2008 clicando aqui.
Veja a conferência de Wackernagel aqui.
Para navegar no site da ONG sobre pegada ecológica clique aqui.
Navegue no site do World Wide Found aqui.

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google