Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

LHC, Big-Bang ou Big-Crunch?

segunda-feira, setembro 08, 2008 10:08:00 AM

A desconfiança em torno do Acelerador de Partículas Hadron (LHC) fez com que um grupo de cientistas europeus, baseados na teoria do caos de Otto Rössler, abrissem processo no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra o risco de fim do mundo derivado da experiência.
O receio de que o sucesso do acelerador possa surtir o Big-Crunch, efeito contrário do Big-Bang, desencadeou esta onda de medo entre os cientistas. Se em lugar de provocar uma explosão de energia gerada pela colisão de duas partículas, o LHC disparar o mecanismo gravitacional que atrairia toda a matéria ao seu redor aumentando exponencialmente sua gravidade até compactar todo o planeta e a Lua numa esfera de 20 cm de diâmetro, a experiência representaria o fim da humanidade no Universo.
A Física governou o mundo depois da II Guerra Mundial até o fim da Guerra Fria. De lá pra cá ela ocupou um lugar mais discreto mais não menos importante junto às outras ciências na disputa pelo controle do planeta. O Acelerador de Partículas Hadron (LHC) faz parte desta disputa, ainda que ela exija a cooperação para financiar os enormes custos de construção deste laboratório gigantesco.
Mesmo que sejam notórios os avanços da Física derivados de erros enormes que a escala e o tempo parecem encobrir, um erro em escala planetária poderá ser defintivo. No caso do LHC, a ciência esbarra no direito público de saber quais as consequências da incerteza da experiência. O reconhecimento do alto grau de incerteza e da seriedade das consequências de uma ação apela ao princípio da precaução. Este princípio exige uma humildade científica que ultrapasse os interesses pessoais, financeiros ou políticos.

Veja matéria da Radio Canada aqui.
Veja pagina sobre Otto Rössler aqui.

Marcadores: , , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google