Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Evolução da inteligência

segunda-feira, setembro 22, 2008 1:55:00 PM

Qual a relação entre tamanho do cérebro, tamanho do corpo e grau de inteligência das espécies animais? Como comparar a inteligência de uma baleia e a de um esquilo? Qual é a diferença anatômica cerebral que faz dos seres humanos uma espécie super-inteligente em relação à outras?
Veja artigo sobre inteligência animal e evolução da inteligência humana aqui.
Estas questoes são importantes porque um dos pontos cegos da filosofia ética atual parece ser exatamente a ética ambiental. O trauma e a culpa da filosofia moderna por não ter prevenido a Segunda Guerra Mundial à faz ainda mais cega nesta era de crise ambiental global com uma perspectiva de um colapso catastrófico muitas vezes pior porque definitivo.
Existe uma suspeita fundada na origem alemã da primeira legislação conhecida em defesa dos direitos dos animais de que os defensores destes direitos hoje seriam herdeiros de um nazismo latente, e de que após conseguirem um status de dignidade aos animais equivalente à humana irão enveredar pela eliminação dos "excedentes populacionais dispensáveis" em defesa dos habitats e da conservação da biodiversidade.
Esta suspeita impede uma percepção da natureza como uma condição de existência e continuidade do agir humano e, portanto, de uma ética da sustentabilidade ética. Num contexto de miséria material e ambiental, toda ordem de estado se torna instável e o valor moral máximo é reduzido à luta individual pela sobrevivência.
Veja a página do Centro de pesquisa em ética da Universidade de Montreal - CREUM aqui.

Marcadores: , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google