Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Cleptocracia

quinta-feira, setembro 11, 2008 3:27:00 PM

Neste texto da UOL sobre as 10 mais longas ditaduras do mundo fala-se em cleptocracia, que talvez possa ser definida como um sistema de governo onde a corrupçao é a norma. O texto parece sugerir que a corrupção oficial ocorreu apenas na ditadura congolesa, como se toda ditadura não fosse já uma característica intrínseca da corrupção, não importa o país onde ela tenha ocorrido.

Após a liberação das colônias africanas o que se seguiu foi em geral uma longa ditadura cujo horror nunca será suficientemente esclarecido pois os registros impressos são quase sempre queimados com os arquivos vivos.

Como o próprio termo ja diz, corrupção significa apodrecimento moral do sistema de governo e, se considerarmos a eliminação da liberdade de expressão e de crítica do sistema como uma perda moral, a ditadura é por definição um sistema moralmente podre.

A resistência ao governo ditatorial supoe uma visão moral que propoe a liberdade de opinião e de expressão como valores fundamentais de todo ser humano e que não visa simplesmente contrariar o governo:: "hay governo, soy contra", mas prevenir, dirigir, transformar a corrupção ou o risco de corrupção em busca de justiça, em lei, em cultura da igualdade.

Por outro lado, a sonegação de impostos, tão frequente em governos democráticos, tanto em países menos desenvolvidos como o Brasil, quanto nos obesamente desenvolvidos como EUA ou no Canadá, não parece se enquadrar num tipo de resistência à um governo corrupto. Ao contrário, ela mina a força do sistema e não propoe nenhum outro sistema melhor, o que pode ocasionar a falência do estado democrático e justificar a implantação de um governo militar sob o argumento de ordem moralisadora do estado.







À primeira vista parece que

Marcadores: ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google