Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Roberto Romano analisa a corrupção brasileira

sexta-feira, agosto 29, 2008 10:17:00 AM

Na entrevista à UOL, Roberto Romano fala da corrupção brasileira e das consequências do nosso jeitinho típico de driblar o sistema. Entre os vários exemplos ele cita o caso do assassinato da missionária Dorothy, cujos autores ainda estão livres graças à esta ordem paralela criada pela corrupção da ordem de Estado.
Nesta ordem paralela favorecemos um outro tipo de organização onde o poder central é ocupado por aquele que agrega mais favorecidos, similar à máfia siciliana, às gangues do tráfico, etc. mas também ao caixa dois dos sonegadores, aos conluios e conchavos dos políticos, etc. porque tanto um como outro violam a ordem democrática para extrair benefícios em causa própria. Eles usam mesmo um sitema de parentesco similar, como o "compadre" para os conchavos tupiniquins, o "padrinho" para a máfia, o "mano" ou "brother" para as gangues, etc.
Estes esquemas destroem a base de funcionamento do sistema democrático que é a arrecadação de impostos. É com esta fonte de renda que o erário público financia o sistema de saúde e de educação, a construção de redes de infra-estrutura como energia, água, esgoto, comunicação, transporte, etc. estabelece programas sociais, alimentares, de geração de empregos, mantém o sistema judiciário e de segurança pública, etc. enfim, são estes esquemas prejudicam o desenvolvimento e a organização da sociedade.
Segundo Romano, os piores exemplos de corrupção são os casos de salvacionismo moral. Ele aponta como exemplos Jânio Quadros, Collor e o PT que criam a ilusão de salvação da equidade, mas que atraem para si um modelo de correção moral que na verdade é tão corrupto quanto a corrupção que pretendem combater. Esta hipocrisia moral é mais perniciosa do que a corrupção pura e dura porque semeia a descrença no próprio sistema democrático e estimula o cinismo ético.
Veja a entrevista em vídeo aqui.

Marcadores: , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google