Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Cadeira-Cross 2

domingo, julho 06, 2008 4:27:00 PM

Dentro da lógica eleitoreira, a inauguração da pista de caminhada parece um estímulo às pessoas que ainda não tiveram a sorte de experimentar uma bela cadeira de rodas para circular na bela Má-ringá. A ironia aqui tem o objetivo de mostrar que a política vigente é hipócrita desde aquilo que se propagandeia como modelo.


Aqui neste banquinho de madeira, talvez o único sob uma boa sombra em todo o percurso, você pode refletir se a vila olímpica foi feita pra você usar ou só para alguns.

Neste outro banco de concreto você pode praticar um surf radical com sua cadeira, encavalando-a no obstáculo. É interessantíssimo o design multi-uso em estreita harmonia com o meio-ambiente. Note como a árvore foi cuidadosamente integrada na composição super criativa.


O detalhe da montanha de entulhos desenhada para dar emoção ao circuito de cadeira-cross, aumenta o contraste entre o plano e o inclinado, o liso, o áspero e o irregular, num conjunto de rara beleza, compoe um espaço único oferecido ao praticante de esportes radicais, como é o cadeira-cross.

O meio-fio patropi foi bastante usado em todo o conjunto. Aqui ele tem função típica que justifica bem o nome patropi: pa-tropicar-e-caí. Este belíssimo elemento contorna todo o percurso, afim de educar o usuário à usar a faixa certa! Se não usar, tropica. Ele delimita a faixa de asfalto com a outra faixa, cuja função indefinida pode ser definida como faixa de aquecimento extremo do solo urbano. Parece que nesta obra ninguém ouviu falar em ciclo da água, e se ouviu, não está nem aí pra paçoca!

Aqui, uma outra utilidade do meio-fio patropi. Ele serve pa-tropicar-e-cair-de-de-boca. Os mais afoitos podem praticar o salto mortal. A criatividade na utilização deste recurso simples beira a genialidade, resultando neste efeito de promoção da aventura e do esporte radical na bela Má-ringá.
Pit-Stop. Aqui, o atleta aproveita pra parar em fila dupla e fazer uma boquinha na banquinha de gordura saturada. O conjunto chama a atenção pelo detalhe do banco, impedindo que as pessoas que estacionam seus carros neste trecho abram a porta e invadam a pista de cadeira-cross. Tudo pra resguardar a segurança do contribuinte, né memo. Um luxo!

O poço no meio do caminho bateu o recorde de criatividade, integrando elementos existentes na paisagem no percurso do cadeirante. Super!
Nesta rampinha 30% e na escadinha de Itu, até quem não é cadeirante se arrisca à se tornar um, sobretudo numa situação de emergência. É mais uma estratégia para estimular definitivamente a prática do cadeira-cross na bela Maringá.

O desenho da saída do velódromo fantasma foi exaustivamente pensado para adequá-la ao espírito esportivo do cadeira-cross. Os degraus irregulares começando na abertura do portão e terminando diretamente sobre a pista promoverão encontros espetaculares. Coisa fina.
Numa sociedade democrática, que visa a justiça e a igualdade de direitos de todos os cidadãos, a acessibilidade dos cadeirantes à cidade é um indicador fundamental desta justiça. Entretanto, em Maringá, se existe uma política democrática, esta política parece não beneficiar aos que mais precisam dela.

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google