Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

UEM impermeabiliza o campus

segunda-feira, junho 30, 2008 7:53:00 PM

O campus da UEM está virando uma grande laje impermeável. Todo o sistema de drenagem da parte mais antiga, que era constituído por uma rede de canais vegetalizados, foi impermeabilizado. Vários estacionamentos que antes eram cascalhados, foram concretados ou pavimentados com tijolos de concreto. Agora é toda uma grande área fronteiriça com a Vila Esperança que espera pavimentação.
Parece que a prefeitura da UEM ignora o aquecimento climático e micro-climático ou os danos que a hegemonia do transporte individual tem causado nas cidades. O conhecimento gerado pela ciência não basta como argumento para buscar soluções inovadoras, que demonstrem a seriedade desta instituição. Porque faz o inverso do que sabe?... sabe mesmo?
Esta área que constitui uma Zona Especial Institucional parece não estar sujeita às normas do zoneamento estabelecidas pelo Plano Diretor do município, ou as normas são omissas quanto à importância do manejo ecológico do campus para a cidade.
O efeito da impermeabilização já afeta os moradores da parte mais baixa da Vila Esperança, onde muros das casas foram derrubados pelas enxurradas provindas da UEM. O futuro próximo mostrará as consequências desta política de avestruz sobre os menos privilegiados de conhecimento.

Marcadores: , , ,

Comments:
E o trânsito dentro do câmpus? Muitos moradores da região norte "cortam" caminho pelo câmpus e ainda tem os funcionários e alunos que transitam por ali, de manhã (7h30) vira um caos!
 
Postar um comentário

Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google