Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Recorde de precipitaçao de neve

segunda-feira, março 17, 2008 11:03:00 AM


Desde que as estaçoes meteorologicas começaram à medir as precipitaçoes no Quebec, nunca houve tanta neve como neste inverno. O recorde em Montréal foi batido esta semana. Os quatro centimetros que faltavam para completar os 349 caíram em grandes flocos que se juntaram aos montes da última tempestade do ultimo fim de semana (9 e 10). Na cidade de Quebec, festejaram quando completou os 400 centímetros, fazendo coincidir com as comemoraçoes do aniversário de 400 anos da cidade. Mas agora ja chegam aos 440 e a temporada de tempestades ainda não acabou. Neste fim de semana prevê-se uma outra que pode acrescentar mais 80 cm ao recorde. O orçamento previsto para a retirada da neve ja está no vermelho. Se no ano passado tiveram que fabricar neve para cobrir as pistas das estaçoes de esqui, neste ano os agentes de turismo reclamam dos aeroportos bloqueados e a população reclama das ruas que ainda estão com uma das laterais coberta por montes de neve e gelo.

O teto de uma fabrica desabou matando três operarias, o que levou a comissão escolar de Montréal à fechar as escolas primárias para retirar a grossa camada de neve de cima das lajes e prevenir uma tragédia. Neste fim de semana, uma casa desabou matando mais uma pessoa e uma outra morreu quando tentava limpar o telhado. Um galpão de reciclagem desabou e se incendiou, sem vítimas. Nesta semana, a prevenção se expandiu à ponto de todas as escolas do Quebec procederem à limpeza dos telhados.

Ainda não se sabe como avaliar a causa deste excedente de precipitaçoes mas várias hipóteses são consideradas. Tal como previu Reeves (Mal de Terre), as temperaturas menos baixas aumentam a umidade do ar e favorecem o aumento das precipitaçoes e de inundaçoes. A espessa camada de neve que cobre o Quebec ainda não está derretendo e espera-se que a fusão ocorra lentamente. Se a temperatura subir muito rápido, podemos nos preparar para mais um evento climático recorde neste ano.

Marcadores:


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google