Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Leituras recomendadas (I)

sexta-feira, março 07, 2008 7:50:00 AM

Na apresentação da obra Fac-similar, da tese de doutorado do Professor Aziz Ab´Sáber, “Geomorfologia do sitio urbano de São Paulo” (1956), publicada em 2007 pelo Ateliê Editorial de São Paulo, é possível identificar o significado dessa obra para o planejamento territorial.
Nessa apresentação o Editor diz: “estamos diante de documento de grande valor, principalmente pelas questões sociais e ambientais que suscita: como uma cidade, que, do ponto de vista geomorfológico, nasceu para acolher a urbanização pôde transformar-se tanto a ponto de alterar a compartimentação original de seu terreno? Quais os efeitos das ações da sociedade sobre os espaços herdados da natureza?
O professor Aziz, na delimitação da área de estudo resgata, desde o ponto de vista geográfico, a originalidade desta. Caracterizando desde essa perspectiva a unidade territorial de estudo como “bacia de São Paulo”. Assim, o objetivo do trabalho é definido como o “estudo morfológico do sítio urbano de São Paulo, explorando a pequenina região sob o prisma da moderna geomorfologia”. Esclarece ainda que o termo “sitio urbano foi tomado em um sentido geográfico mais simples, ou seja, o de um pequeno quadro de relevo que efetivamente aloja um organismo urbano”. Porém, a delimitação da área de estudo não lhe obriga a deixar de lado elementos e processos de áreas contíguas, que contribuíssem na elaboração de seu estudo, bem como uma aprofundada revisão da “evolução dos conhecimentos” da área objeto. Devemos destacar que essa perspectiva de trabalho apresenta uma dupla vantagem, por um lado permite aprofundar o conhecimento da sua área de trabalho e estabelecer conjeturas de caráter regional, ampliando sem dúvidas as fronteiras do conhecimento como realizar uma geomorfologia antropocêntrica.
2008 ©® FACTORAMA JUGV


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google