Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Neopositivismo e Geografía quantitativa

segunda-feira, fevereiro 25, 2008 3:07:00 PM

I.- A partir da década de 1950, a geografia conheceu uma profunda ruptura no mundo anglo-saxão, a qual deu origem à chamada revolução quantitativa, surgindo dela uma nova geografia. Na década seguinte, outros países conheceram também uma revolução semelhante, a qual deu origem (de modo igual que havia ocorrido primeiramente nos Estados Unidos) a uma profunda divisão no seio da comunidade científica dos geógrafos.
Geógrafos quantitativos e qualitativos se enfrentaram veementemente em um confronto em que se opunham teorias, métodos e técnicas de investigação, e por cima disto, duas concepções diferentes do trabalho científico.
O aparecimento da geografia quantitativa coincide, com um certo atraso, no surgimento de tendências semelhantes em outras disciplinas, formando parte de uma transformação que afeta de maneira geral o conjunto das ciências sociais. Fatores diversos incidiram na crise generalizada destas ciências e provocaram o aparecimento de novas tendências, que encontram uma sólida base filosófica no auge das correntes neopositivistas.
Fonte: Notas da tradução ao capítulo XII “Neopositivismo y Geografía quantitativa”, de Horacio Capel. Filosofia y ciencia en la geografia contemporânea. Uma introducción a la Geografia. Editora Barcanova. Temas Universitários, barcelona, 1981.
Tradução de André Geraldo Berezuk e Jorge Ulises Guerra Villalobos


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google