Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Heresia científica!!!

quinta-feira, fevereiro 14, 2008 7:47:00 PM

Depois de ter ouvido o economista Georgescu-Roegen, o cara que propôs o decrescimento econômico como única alternativa durável, ser classificado de idiota em conferência sobre o desenvolvimento, nunca pensei que uma tese defendendo a mesma proposta pudesse ter destaque no jornal Forum da Universidade de Montréal.
Desta vez é Hervé Philipppe, jovem professor do Departamento de bioquímica que, tentando avaliar o impacto ambiental da sua pesquisa sobre o sequenciamento de nucleotídeos com o objetivo de ajudar nas pesquisas sobre a biodiversidade, descobriu que seu trabalho provoca a emissão de 44 toneladas de CO2 por ano, ou seja, mais que o dobro da emissão média dos americanos que sao campeoes em poluição global!
Isto significa que sua pesquisa tem um impacto negativo sobre a biodiversidade, ao contrário do que ele supunha. Apenas os computadores necessários para sua pesquisa provocam a emissão de 19 toneladas de CO2 por ano. A climatisação do laboratório gera a emissão de 10 toneladas/ano. Os deslocamentos para reunioes e conferências geram a emissão de mais 15 toneladas de CO2 anualmente.
A tecnologia verde não é suficiente. É preciso reduzir o consumo, urgentemente. Se os avioes, carros, trens, navios, indústrias, computadores, eletrodomésticos, construçoes lâmpadas, etc. têm muito melhor performance energética que nos anos 70, no entanto, atualmente dobramos ou triplicamos a utilização destes bens. O crescimento infinito num sistema finito é impossível.
A ÚNICA e inevitável solução sustentável, e que pouquíssimos ousam propor, é a redução do consumo. Isto significa, baixar a produção industrial, reduzir o crescimento econômico, melhor distribuir e diminuir a renda total. Resumindo, citando Gandhi: é preciso viver mais simplesmente para que outros possam simplesmente viver.
Veja a reportagem sobre a pesquisa de Hervé Philippe aqui.

Marcadores: , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google