Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Furacões à vista?

sexta-feira, fevereiro 01, 2008 5:05:00 PM

Vários jornais comentam a pesquisa que indica um aumento de 45% no número de furacões para cada grau centígrado de elevação na temperatura do mar.
Em 2005, logo após o Catarina, cujos efeitos causaram prejuízos nos estados do sul do Brasil, tivemos a temporada recorde no Caribe, que culminou com o desastre causado pelo Katrina em New Orleans, com mais de 1000 mortos.
Este ano o sul do Brasil passa por eventos semelhantes aos de 2004. Em um dia, Florianópolis recebeu a quantidade de chuva prevista para todo o mês de janeiro, que é um dos meses mais chuvosos do ano. Bairros contruídos sobre mangues aterrados e sobre estuários como o Córrego Grande e Santa Mônica são os que mais sofrem com as inundações. O mesmo parece ter sido o caso de New Orleans onde bairros foram construídos em áreas de mangue, que eram naturalmente inundadas pela maré cheia, cujo fluxo natural foi controlado por diques.
O caso dos afloramentos de água dentro de casas no Tarumã, Olimpico e Imperial é um exemplo similar, em menor escala, do que acontece quando desrespeitamos os ciclos naturais. Na estação chuvosa, especialmente durante eventos extremos, estes bairros construídos em área imprópria e também aqueles que tiveram o córrego aterrado ou tubulado, tendem a concentrar os efeitos de eventos climáticos extremos.

Marcadores: ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google