Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Diminuição da pesca diminui qualidade da água do mar

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 2:10:00 PM

O Jornal Forum da Universidade de Montréal vulgariza a pesquisa sobre o azoto presente na água do mar e o relaciona à diminuição da pesca marinha. As cientistas Roxane Maranger e Nina Caraco concluem que o azoto proveniente das áreas agrícolas carregados pelos rios até o mar era retirado pela pesca marinha em forma peixes e frutos do mar. Como a pesca marinha vem diminuindo e o azoto diluído no mar vem aumentando desde, concluíram que os dados estão estatisticamente relacionados.
O azoto é um produto natural de organismos animais e vegetais em decomposição, e também um dos componentes de adubos sintéticos. O azoto bem dosado é bom em solos pobres, mas azoto demais é tóxico. No mar, em excesso, ele causa a proliferação de cianobactérias e a diminuição do oxigênio, o que desequilibra o ambiente marinho.
"Aumentar as cotas de pesca é impossível e não é uma boa solução para a biodiversidade, responde Roxane Maranger. Não podemos retirar mais peixes do mar do que já vem retirado atualmente. A pesca comercial já causou a ruina de vários estoques em todos os oceanos do mundo. Para salvar os ecosistemas costeiros, é absolutamente necessário diminuir a quantidade de azoto que entra, trazidos pelos rios."
A conservação das faixas de proteção de fundo de vale, a conservação do solo urbano e agrícola assim como o controle no uso de adubos são medidas essenciais à diminuição do azoto na água dos rios e mares.

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google