Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Um satélite espião em queda livre

segunda-feira, janeiro 28, 2008 1:43:00 PM

Não bastassem os problemas ambientais em terra, temos a poluição espacial rondando sobre nossas cabeças. O satélite espião do EUA perdeu a órbita e pode cair não se sabe bem onde. O serviço de segurança dos possíveis países à serem atingidos está sendo informado continuamente do percurso desta sucata tecnológica do tamanho de um micro-ônibus. A NASA não confirmou se o satélite contém ou não material radiativo.
Em 1978, um satélite espião russo lançado em 1977, o Cosmos 954, contendo uma bateria nuclear com 50kg de urânio enriquecido, se espatifou sobre uma área pouco habitada, à 400 ou 500 km à leste de Yellowknife, no grande norte canadense. Cerca de 220 pessoas foram evacuadas.
A matéria divulgada na época pela Radio-Canada relata que apenas 0,1% da fonte atômica foi recuperada e que a área de dispersão dos destroços chega à 124 000 km2 entre o Gran Lac des Esclaves e um lago sem nome, então nomeado Kosmos Lake. A conta das operaçoes de busca e descontaminação enviada à Rússia pelo governo canadense somou 15 milhoes de dolares, que acabou acordada pela metade.
Um outro satélite da mesma série russa, o Cosmos 1402, se desintegrou na atmosfera em 1983, sobre o Oceano Indico. Nenhum destroço foi encotrado. Porém, traços de plutônio foram detectados até mesmo na neve que caiu sobre o estado do Arkansas.

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google