Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Um risco à menos para a biodiversidade?

segunda-feira, janeiro 14, 2008 2:10:00 PM

Mesmo na mais quente das eras interglaciares dos últimos 91 milhoes de anos, a calota polar Antártica nunca desapareceu completamente. É o que afirmam os pesquisadores do Scripps Institution of Oceanography. Veja o comunicado à imprensa aqui.
Mesmo quando a temperatura média global do planeta esteve 10 graus Celsius acima da temperatura atual, durante o período Cretáceo (-145,5 à -65,5 milhoes de anos) a calota polar Antartica nunca se reduziu abaixo de 60% do que tem sido nos últimos 200 séculos.
Os autores salientam que os dados nao permitem prever o que acontecerá se o aquecimento atual continuar até este extremo ou além. Mesmo se a calota não desaperecer completamente, podemos esperar um risco de elevação dos mares de 45 à 60 metros, para temperaturas até 10C, o que não deixa de ser extremamanente catastrófico, sobretudo por causa da aceleração do aquecimento em um curtíssimo período de tempo, dentro da escala geológica.

Marcadores: , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google