Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Taipa de pilão à la canabis canadense.

terça-feira, janeiro 22, 2008 1:25:00 PM

Veja vídeo do programa Semaine Verte (uma espécie de Globo Rural), sobre a experiência da construção de casas em taipa, usando palha de canabis. A palha misturada com a argamassa constitui um excelente isolante térmico e sonoro.
A taipa de pilão é uma técnica antiguíssima, anterior ao império romano, também conhecida como terra batida ou terra pisada. No Brasil, a taipa de mão, introduzida pelos africanos, é muito utilizada no Nordeste. Porém, o gretamento da composição de materias, ou seja argila e finos troncos, constitui um nicho ideal para a proliferação do bicho-barbeiro.
A técnica da taipa de pilão diminui ou elimina este problema pois forma superficies lisas. A mistura da palha seca e super resistente da canabis com materiais inertes, como a areia, e um aglomerante estável, o cimento, impede o gretamento.

Marcadores:


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google