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O paradoxo do carro

quarta-feira, janeiro 09, 2008 4:54:00 PM

Jean-Pierre Dupuy (Por um catastrofismo esclarecido), citando Ivan Illich (Energia e igualdade) retrata o carro como um dos grandes paradoxos do desenvolvimento moderno. Calculando os custos em horas de trabalho dispensadas para manter o carro, ele chega à conclusão que a velocidade máxima atingida pelo trabalhador não passa de 7km/hora. É a fabula da lebre e da tartaruga demonstrada com cálculos de economia de energia.
Em geral, as despesas diretas e indiretas exigidas para a compra, uso, manutenção e conservação do automóvel particular exigem em média o custo de três horas de trabalho por dia, incluindo o tempo que se gasta dirigindo o veículo, que é também um trabalho.
Em resumo, se o trabalhador fosse ao serviço à pé ou de bicicleta, ele levaria mais tempo para chegar, trabalharia menos tempo e, consequentemente, teria um salário menor. Por outro lado, ele não teria que pagar todos os custos de se locomover em veículo à motor, teria uma vida fisicamente mais saudável, psicologicamente menos estressante, possivelmente, uma vida social mais rica, o que implica menos consumo em academia de ginástica, em medicamentos, em grupos de terapia, em efeitos colaterais do "desenvolvimento". Com todas esta melhorias, ele seria mais produtivo, faltaria menos ao emprego por problemas de saúde e acrescentaria uma razao positiva para justificar um aumento de salário.
O cálculo ainda não considera os custos ambientais que, mais cedo ou mais tarde, todos teremos que pagar pelo consumo de combustíveis fósseis e que poderá tornar o paradoxo mais extremo.

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