Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Extinção epidemiológica

domingo, janeiro 06, 2008 9:12:00 PM

Até hoje supunha-se que a hegemonia dos dinossauros sobre a terra tivesse terminado à partir da queda de um meteorito no Golfo do México que poluiu a atmosfera por milhares de anos e mudou o clima do planeta. Pois uma nova hipótese aponta os insetos como os verdadeiros agentes da extinção dos répteis.
Várias provas contradizem a hipótese do meteoro. A primeira é a existência de fósseis de dinossauros datados de milhares de anos a pós a queda do meteoro. Outra é a aparecimento das plantas com flores durante o período de crise da espécie dos répteis. A expansão das plantas com flor está também associada à proliferação e especialização dos insetos.
Em lugar de uma mudança abrupta de alguns graus na média climática causada pela queda do meteoro no fim do Triássico, seriam epidemias de malária, leishmaniose e disenteria que puseram fim aos nossos ancestrais gigantes no fim do Cretáceo.
É possível que todas estas evidências estejam encadeadas, a mudança do clima, a extinção de muitas espécies frágeis, a especialização das plantas, a proliferação dos insetos, as epidemias e a extinção massiva dos dinossauros. O mesmo fenômeno parece se repetir hoje com o avanço de vetores de doenças infecciosas tropicais sobre áreas subtropicais, por causa da mudança climática.

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google